Projeção

Rafael Dumas: “A gente está tratando como uma final de Copa do Mundo”

Em entrevista coletiva, zagueiro xavante comentou sobre a preparação para o duelo contra o Atlético Mineiro pela Copa do Brasil

Foto: Italo Santos - Jogador de 28 anos foi um dos principais destaques do Rubro-Negro na primeira parte da temporada

O zagueiro Rafael Dumas é um dos três titulares absolutos da equipe de Rogério Zimmermann que possuem contrato até o fim do ano. Os outros dois são João Marcus e Amaral. Com a segurança de que permanecerá para o restante da temporada, o jogador concedeu entrevista coletiva nesta terça-feira (4) no Bento Freitas e falou principalmente do confronto da próxima semana contra o Atlético Mineiro. 

Dumas ressalta que o foco do clube está voltado aos dois duelos diante do Galo pela Copa do Brasil e prega respeito pela força do adversário, mas diz que o Xavante também tem os seus méritos. “A gente está tratando como uma final de Copa do Mundo. A gente sabe da qualidade do Atlético, ainda mais em casa, e da qualidade de seus jogadores individualmente. Mas a gente também tem a nossa força, nossa qualidade, a gente não chegou nessa fase de Copa do Brasil à toa,” afirma o zagueiro. 

Um fator apontado por Dumas como fundamental para encarar o clube mineiro é a concentração. O atleta rubro-negro destaca que o time não pode vacilar nos 90 minutos, caso contrário sairá derrotado de Belo Horizonte. “A gente tem que ir mais concentrado. Muda mais a cabeça, a concentração. No Gauchão a gente joga com todo respeito contra Novo Hamburgo e Aimoré e a concentração é uma. E esses jogos têm que ter mais atenção, a concentração é outra. A gente sabe que não pode errar. Se errar pode ser crucial”, comenta Rafael. 

Durante o Campeonato Gaúcho, Dumas foi um dos destaques da competição. O Brasil sofreu apenas oito gols em 11 jogos. Ele precisou marcar Luis Suárez, e o craque uruguaio só marcou o gol da vitória do Grêmio após a saída do defensor, com câimbras. Desta vez ele terá Hulk pela frente, autor de 11 gols em 2023. O zagueiro prefere enaltecer o grupo todo do Galo e não apenas o goleador atleticano. “Vai vir o Atlético Mineiro, uma equipe top-3 no Brasil. Não só o Hulk, mas todos os jogadores do Atlético têm muita qualidade. Temos que ficar muito atentos com cada um. Como o Rogério diz, vamos jogar esse primeiro jogo pra depois o segundo. Vamos fazer de tudo para que em Minas a gente consiga fazer um bom resultado”, fala. 

Antes de enfrentar o Brasil, o Atlético Mineiro ainda entrará em campo para pegar o Libertad pela Copa Libertadores. No domingo encara o América na final do Campeonato Mineiro para só depois pensar no Rubro-Negro. O zagueiro xavante considera positivo que o adversário deste nível não tenha muito tempo para pensar no confronto: “A gente também tem a vantagem de só focar no Atlético. Eles têm Libertadores, final do Estadual, e a gente só está focado neles. Só depois que vão pensar na gente. Assim acho que é bom também, eles vão ter dois, três dias pra pensar na gente enquanto a gente está pensando neles há duas semanas”, projeta. 

Conversa com Rogério Zimmermann 

Rafael Dumas também fala sobre como o técnico Rogério Zimmermann está tratando o jogo da próxima quarta-feira. Para o zagueiro, o jeito que o treinador xavante encara o confronto nacional motiva todo o elenco. 

“O Rogério nem fala sobre o jogo de volta, só sobre o jogo de lá. Ele está vidrado no jogo de ida para a gente se preparar e fazer um bom jogo. Ele sempre diz que gosta desse tipo de jogo. Subiu no Castelão contra o Fortaleza. O jogo contra o Atlético poderia ser no Independência, mas ele disse que preferia ser no Mineirão. Ele contagia a gente”. 

Jogo do Mineirão 

Sobre o duelo de ida, Dumas acredita que o Brasil sofrerá forte pressão, até em função das características da equipe de Eduardo Coudet. “A gente sabe que lá o jogo será bastante difícil. Eles vão pressionar o tempo todo. A gente está vendo o jogo deles, estudando, a gente sabe que a marcação deles é de muita pressão, ainda mais no começo do jogo. A gente tem que ir lá e fazer um bom jogo e ficar ligado os 90 minutos”, diz o jogador, que admite preferir fazer a primeira partida em casa para depois decidir fora. 

Desempenho contra equipes mais fortes 

Durante o Campeonato Gaúcho, o Brasil enfrentou o Grêmio na Arena e perdeu por 1 a 0. Apesar da derrota, a equipe mostrou solidez defensiva. Contra o Inter nova derrota por 1 a 0, mas com uma atuação superior diante de um forte adversário. 

Dumas acredita que a maneira da equipe atuar favorece nos confrontos diante de times mais técnicos. “Esses jogos contra os grandes a gente tira proveito pela forma que e gente joga. Temos a marcação muito forte, saímos no contra-ataque para definir as jogadas e isso meio que encaixa contra as equipes grandes, que são muito técnicas”, explica. 

Mudança na lateral-esquerda 

Até o momento o Brasil perdeu apenas Rennan Siqueira para o restante da temporada. O lateral-esquerdo foi titular absoluto no Estadual e na Copa do Brasil, e aceitou proposta do Náutico. Caso não chegue ninguém, Mário Henrique será o substituto. Dumas também explicou o que muda para ele com outro atleta atuando no setor. “O Mário é mais ofensivo, Rennan Siqueira é mais o lateral que guarda posição, mas que ataca também. O Rennan e eu estávamos no terceiro ano de entrosamento. Foi até bom esse tempo sem jogos, que a gente pode treinar e conhecer melhor o Mário. Creio que não vai fazer muita diferença, o Brasil não perde muito e talvez até ganhe”, analisa. 

Situação do contrato 

Questionado pela reportagem do Diário Popular sobre sua questão contratual, Dumas admite ter recebido sondagens de outros clubes, mas que preferiu seguir no Bento Freitas. “Pintaram algumas coisas, mas no momento preferi ficar aqui no Brasil. Tem esses dois jogos da Copa do Brasil, também tenho contrato até o fim do ano e acho que não caberia sair assim sem o clube ser procurado, sem ser ressarcido”, diz.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas vence jogo-treino contra o time sub-20 do Grêmio: 1 a 0 Anterior

Pelotas vence jogo-treino contra o time sub-20 do Grêmio: 1 a 0

Com gol no fim de Alan Patrick, Inter busca 1 a 1 contra o Independiente Medellín na estreia Próximo

Com gol no fim de Alan Patrick, Inter busca 1 a 1 contra o Independiente Medellín na estreia

Deixe seu comentário